Com o passar dos anos, a disposição de muitos em lutar pelo que sonham tem desaparecido. Mais são os que desistem do que fracassam. Mesmo com a facilidade em desistir que envolve a sociedade atual, encontramos na contramão do sistema Giovanna Menezes, atleta mirim de natação que, com apenas 9 anos, já tem uma boa história para contar.

Giovanna deu os primeiros passos na construção da sua carreira em Fevereiro de 2012 quando entrou no projeto social “Arrebatadores” da ONG Vidas Recicladas, aos 6 anos. “No começo ela tinha pânico da água, mas aos poucos superou o pavor e logo se destacou pela sua dedicação e comprometimento.”, diz Leandro, pai de Giovanna.

O amor pelo esporte cresceu e o professor Fábio que a acompanhava sugeriu que fizesse um teste para natação de alto rendimento na Universidade Santa Cecília, principalmente pelo fato do projeto “Arrebatadores” ensinar apenas os primeiros passos, ela estava em um nível mais elevado. O teste foi realizado e Giovanna foi aprovada com louvor.

Com apenas 9 anos, essa atleta mirim já conquistou mais de 20 medalhas e troféus e integra a equipe da Unisanta nas competições da Baixada Santista e grande São Paulo. A ONG Vidas Recicladas acompanha a jornada de superação, Giovanna arranca elogios da equipe, coleguinhas, pais e demais seguidores de suas redes sociais, que não perdem nenhum passo desse fenômeno.

Na entrevista que ela nos deu, perguntamos como se imaginava daqui a 5 anos e sua resposta foi imediata: Participando das Olimpíadas e do campeonato Mundial de natação. E se você já a admira como profissional, vai amá-la como pessoa. Giovanna crê que um dia se dedicará a ensinar natação para crianças carentes e que as fará crer que tudo é possível para quem não desiste, que todos os medos são trampolins para a conquista. Se não fosse pelo medo, talvez seus pais nunca a teriam escrito no projeto. E se não fosse sua coragem, talvez ela nunca colocaria os pés no primeiro lugar do pódio.

A natação tem aberto muitos portas para Giovanna, como a bolsa na Casa Branca até o nono ano. Essas portas naturais abrem portas para que o Reino de Deus entre em lugares que poderemos não chegar, mas que ela com a natação poderá.

Por onde vai, Giovanna leva com alegria o nome da ONG e o de Jesus. Ela agradece todo incentivo e acredita que o projeto “Arrebatadores” ainda possui muitos talentos escondidos que, assim como ela, logo serão descobertos. Atualmente, cerca de 170 crianças participam do projeto da ONG Vidas Recicladas.

“Nunca poderíamos imaginar que ela seria uma atleta, só queríamos que ela não se afogasse.”, Leandro afirma com orgulho. Giovanna merece toda a admiração que tem recebido, com coragem venceu o medo, e com a determinação que possui é certo que alcançará seus objetivos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *